EDUCAÇÃO INFANTIL
Séries: Maternal ao Pré.
Horário: período manhã, tarde e Atividades Optativas.
Coordenação: Nathalya Piastrelli
Email da Coordenadora: nathalya@colegioamorim.com.br

Aprender é construir, a aprendizagem é entendida como construção de conhecimentos, neste processo, os alunos se mostram ativos, ao aprenderem o que muda é que não importa a quantidade de informações que eles possuem, mas suas competências (ser, fazer, compreender, questionar, refletir) e as possibilidades de continuar aprendendo. E aprender não é copiar ou reproduzir a realidade, mas elaborar uma representação pessoal sobre um conteúdo e perceber que os conhecimentos não são estáticos e permitem a construção de outros.
Os conhecimentos resultam de um processo de construção interno, no qual as crianças pensam e refletem sobre o que desejam conhecer. Aprender a brincar, a falar, a ler, a escrever e efetuar cálculos mentais são cruciais para o desenvolvimento das competências do pensar. O pensamento se desenvolve, também, por meio da interação social, na qual o conflito e a negociação são efetivamente indispensáveis.
Brincar é muito importante, porque, enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina hábitos necessários ao seu crescimento. É através do lúdico que ela abandona o seu mundo de necessidades e constrangimentos e se desenvolve, criando e adaptando uma nova realidade a sua personalidade.
A infância é, portanto, um período de aprendizagem necessária à idade adulta. É nesse momento que a brincadeira se torna uma oportunidade de afirmação do “EU”. Cada turma da Educação Infantil tem suas características e seus objetivos, no maternal trabalhamos muito com a identidade e autonomia de nossos pequenos, pois por estarem em uma fase muito egocêntrica de seu desenvolvimento, sentem dificuldades em ficar longe da família, de dividir a atenção da professora com as outras crianças, etc.
No jardim, um pouco mais maduros, buscamos desenvolver a coordenação motora e a criatividade de nossos alunos, os deixando livres para fazer algumas escolhas.
No pré, aprimoramos ainda algumas funções básicas como a lateralidade, equilíbrio, noção espacial e etc.
No 1º ano, fase inicial do Ensino Fundamental de 9 anos, mas que ainda tem como base de seu currículo os objetivos e conteúdos da Educação Infantil, dá-se início a alfabetização.

Seja bem vindo à Educação Infantil!!

Grade Curricular

Maternal, Jardim I, Jardim II e Pré
• Linguagem Oral e Escrita
• Ciências Sociais
• Ciências Naturais
• Arte
• Expressão Corporal
• Inglês

Cursos Extra
• Judô
• Capoeira
• Ballet
• Hip Hop
• Informática

Parceria Internacional - A parceria com a Monroe College, universidade norte-americana que está há mais de 80 anos situada em Nova Iorque, beneficiará alunos e professores que poderão trocar experiências.